É muito comum se dizer que uma pessoa merece credibilidade, entretanto, nem sempre nos detemos para refletir sobre o sentido dessa palavra.
Credibilidade é algo construído com o tempo. Ela não vem através de poder posicional, capacidades técnica e relacional. Ainda que estes quesitos sejam fontes de poder que fundamentam a liderança, a credibilidade do líder depende de suas ações. Ela necessita de fruto, ”é pelo fruto que se conhece a árvore”.
Todas as vezes que seguimos alguém que não confiamos, nós minamos a nossa autoestima. Diminuímos a nossa própria importância no trabalho ou na sociedade. É por isso que políticos corruptos e incompetentes minam a nossa autestima como cidadãos.
Os líderes com credibilidade são aqueles que fazem o que dizem (walk the talk), ou seja, suas ações são consistentes com suas palavras, eles são honestos. Possuem uma visão bem definida e clara e compartilham essa visão com os liderados. Os líderes com credibilidade dão o necessário apoio, desafiam, motivam, elogiam o bom trabalho, sabem ouvir, são centrados nas pessoas e não nas metas ou tarefas. Eles compartilham conhecimento, ensinam e capacitam os liderados. São persistentes, admitem erros e superam as dificuldades pessoais.
Praticamente o conjunto destas qualidades é o que dá a credibilidade do líder. É a credibilidade do líder que faz a diferença no desempenho dos liderados. As pessoas querem líderes que sejam confiáveis. Elas querem acreditar em seus líderes. Talvez seja por isso que a maioria dos políticos esteja tão desacreditada, falta de qualificação.
Como escrevi credibilidade tem tudo a ver com confiança, com acreditar e pode aplicar-se a uma pessoa ou até a uma empresa.
"Diz-se que uma pessoa é detentora de credibilidade quando o que sai da sua boca se transforma em realidade, ou seja, as promessas dessa pessoa são críveis".
Para que uma pessoa seja merecedora de credibilidade é preciso que tenha sido submetida a múltiplas situações, em que foi obrigada a decidir entre vários o caminho a seguir. É preciso que suas atitudes sejam previsíveis em qualquer que seja a situação. Jamais se pode admitir, por exemplo, que cometendo um erro – o que sempre seria possível – procure encobri-lo, para não arcar com os custos da imperícia ou negligência de sua equipe. O correto, nesses casos, é dar a mão à palmatória, assumindo as consequências da irregularidade cometida, mesmo que involuntariamente.
O tempo e a convivência, portanto, são fundamentais para construir a confiança das pessoas com as quais se relaciona, sejam elas colaboradores, fornecedores, concorrentes, enfim, a sociedade onde se acha inserida.
Para merecer credibilidade é preciso ter atitude firme, correta e agir sem subterfúgios. Respeitar o que foi decidido e as regras do bom relacionamento. Para tanto, vão acontecer momentos onde o joio terá que ser separado do trigo, ou seja, amigos, colegas, colaboradores, fornecedores e até mesmo clientes poderão vir a ser excluídos por não se adequarem ao modus operandi da Situação.
Mas, certamente, vale a pena investir na construção da credibilidade , por ser uma qualidade que agrega valor. Seja motivando as pessoas ao seu redor, seja obtendo admiração de outros, respeito dos concorrentes e, principalmente, atraindo clientes diferenciados.
Abraços
Montanha
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