Hoje que apaga 42 velinhas é Maurício Manieri, considerado um dos artistas brasileiros mais completos da atualidade. Cantor, compositor, pianista clássico, arranjador e produtor é dono de uma voz rouca e potente e uma musicalidade que mescla elementos da musica Pop, da MPB e da Soul Music. No palco Manieri mostra uma versatilidade incomum, por isso que hoje é eleito por muitos uma dos grandes mestres do show business brasileiro, mostrando sempre um espetáculo com cenários superproduzidos e um repertório que mistura canções românticas elegantes e sucessos dançantes perfeitos para a festa.
Descendente de italianos, é oriundo de uma típica família operária dos anos setenta. Começou seus estudos de música e do Piano Clássico aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um tradicional piano Bechstein.
Considerado prodígio pelos professores que o escutaram, Manieri começou a ler partituras quase ao mesmo tempo que aprendia a ler. Pisou ao palco pela primeira vez aos oito anos de idade e o talento não passou despercebido pela platéia que lotava o pequeno auditório da Biblioteca Municipal do Ipiranga.
Na adolescência ganhou concursos de piano clássico, mas mesmo assim enveredou também pela mundo da música pop, quando formou ao lado de seu irmão Marcelo a banda de garagem Delta T. Na mesma época, decidiu largar o curso de Engenharia Química e um emprego de pesquisador em uma multinacional para trabalhar exclusivamente com música.
Abre no fim dos anos oitenta a "Escola Moderna de Música" em São Bernardo do Campo e inicia os estudos na Faculdade de Composição e Regência do Tradicional Conservatório Dramático e Musical de São Paulo.
Em 1990, grava ao lado de seu irmão Marcelo o primeiro compacto independente, com duas canções pop que seriam o embrião do trabalho que anos depois Manieri iria mostrar ao público. O inusitado descendente de italianos com voz black despertou o interesse do renomado produtor Dudu Marote (Jota Quest, Pato Fu, Skank) considerado seu mentor.
Nos anos noventa Manieri atuou no mercado publicitário gravando voz em dezenas de jingles. Atuou também como tecladista de artistas internacionais e nacionais. Esteve no palco ao lado de bandas como Culture Beat, Alexia, Double You, Undercover, Nick French, Taleesa, Patrícia Marx. Nesta época atuou também e participou de bandas do cenário Hip Hop paulistano como Unidade Móvel e Thaide e Dj Hum!
Keep functioning ,remarkable job!
ResponderExcluir