[EVENTO] Debate: Perspectivas da Democracia Direta


Com os acontecimentos recentes no nosso país, como a Lava Jato e o processo de Impeachment, aumentou o interesse da população na questão política. Além de acompanhar, a população deseja ser mais participativa e poder contribuir com as tomadas de decisão, não apenas do país, mas também no estado e também no município.
Para isso é importante conhecer o sistema político que rege em nosso país, mas também conhecer outras formas de desenvolver a democracia.

E o Coletivo Vírus traz um debate sobre as perspectivas da Democracia Direta. Para que possamos entender melhor, Uma democracia direta é qualquer forma de organização na qual todos os cidadãos podem participar diretamente no processo de tomada de decisões. As primeiras democracias da antiguidade foram democracias diretas.

No debate, que contará com 4 convidados, haverá três blocos. O primeiro onde cada convidado apresentará suas considerações sobre o tema. O segundo com a participação do público em questões relacionadas ao tema. E o terceiro com considerações de como implementar a democracia direta na prática, aumentando a participação da população e na pressão ao poder público para abrir canais de participação.

CONVIDADOS


Fábio Bueno Tanaka Formado em Administração pela Universidade Metodista e MBA pela FGV. Trabalhou como gestor em diversos ramos da economia brasileira como aeronáutica, turismo, tecnologia, serviços, logística, mineradora e petroleira. Tanaka é idealizador do konsento.org plataforma de democracia direta e consenso progressivo. Hoje atua na defesa da democracia e da sustentabilidade.






Convidado: Wagner de Melo Romão Doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo. Professor assistente do Departamento de Ciência Política do IFCH-Unicamp e dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Política (Unicamp) e Ciências Sociais (Unesp-Araraquara). Pós-doutorando pelo Centro de Estudos da Metrópole. Pesquisa temas ligados à democracia, participação, políticas públicas, partidos políticos e América Latina.








Ana Lúcia Lippaus Perugini está em seu quarto mandato legislativo consecutivo, o primeiro como deputada federal. Iniciou sua trajetória nos movimentos populares e sociais da década de 1980, na defesa da agricultura familiar e nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBS). Neste período, participou, juntamente com lideranças de Hortolândia e Sumaré, da criação do Partido dos Trabalhadores na cidade. A deputada é defensora da ampliação das políticas públicas para as mulheres. Atuou em defesa do orçamento regional participativo: "Em respeito à opinião pública, é importante garantir a participação de todos os segmentos quanto à melhor forma de aplicar os recursos e na definição de quais são as prioridades regionais...Essa é uma luta política que travamos no Parlamento. O governo do Estado precisa reconhecer as vontades e as prioridades regionais".

Celio Turino Nascido em Indaiatuba e crescido em Campinas. Atua há mais de 30 anos junto à movimentos sociais e culturais como os Movimentos estudantil (no final da ditadura), sindical (nos anos 80, tendo sido fundador do primeiro sindicato de servidores públicos do Brasil, em 1988), participou do movimento contra a Carestia, em Defesa da Amazônia, a Anistia, as Diretas Já!, entre tantos.








EVENTO

Debate: Perspectiva da Democracia Direta
Local: Sindicato dos Petroleitos Campinas
Rua Conego Manoel Garcia, 1010 Jd Chapadão - Campinas
Data: 28/01/2017
Horário: 14h00 até as 17h30

COLETIVO VÍRUS

É um Projeto autoral, formado por um grupo de pessoas com opiniões e posicionamentos políticos diferentes, mas que tem em comum o desejo de construir uma nova forma de pensar a política. A proposta principal do coletivo é promover debates e rodas de conversas sobre temas pertinentes à política, estimulando a formação e disseminação de conhecimentos e pensamentos. O nome surgiu da ideia de algo pequeno que se espalha, passando de pessoa para pessoa, o nosso vírus é conhecimento. O conhecimento construído de forma coletiva. Queremos hackear o sistema político criando uma massa crítica que permita estabelecer uma política mais participativa e justa. A propaganda antipolítica é disseminada pela grande mídia, afastando e desinteressando a população e tornando o caminho da corrupção mais fácil para os maus intencionados. É preciso inverter essa situação e para isso precisamos conversar sobre política, conversar muito em todos os cantos, porque política é assunto sério e afeta diretamente a vida de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assim que o Moderador ler seu comentário ele será avaliado e encaminhado! Grato.

INSTAGRAM FEED

@luizmontanhaoficial